Como ser produtivo na quarentena trabalhando em casa

Quando a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou a classificação do novo coronavírus como pandemia, todo mundo teve que se adaptar a uma nova realidade, mudando os hábitos pessoais e profissionais.

Empresas, universidades, escolas, profissionais liberais e informais, comércio e tudo o mais, exceto os serviços essenciais, tiveram que se manter em quarentena que, na verdade é um isolamento social, para evitar maior número de pessoas contaminadas.

É preciso criar novas oportunidades entendendo o momento.

O primeiro cuidado é em relação a sobrecarga psicológica, uma vez que para quem está habituado a sair regularmente para o trabalho, ficar em casa, não somente pode ser muito entediante, como também viver uma rotina dos assuntos familiares em tempo real e constante. Algumas pessoas que tanto sonharam em ter dias de férias para ficar em casa sem fazer nada, a partir da segunda semana da quarentena começaram a sentir falta da rotina de trabalho.

Diante dessa realidade, é hora de se reinventar para se manter ativo em casa e produtivo na quarentena. 

É natural se sentir assim, mas o que de fato é mais preocupante, quanto a sobrecarga psicológica, é a quantidade de informações disponibilizada nas mídias jornalísticas, TV, rádio e nas redes sociais.

Ter acesso às informações e notícias, sem dúvida é necessário, mas passar muitas horas com atenção, a mente fica recebendo informações nada animadoras e, com isso, a qualidade do humor e bem estar psicológico pode ser afetado. Todo esse tempo dedicado para saber mais sobre a crise global, parte dele pode ser investido em atividade produtiva de trabalho.

A primeira ação para ser produtivo trabalhando durante a quarentena em casa, é identificar dois pontos: ajustar a atividade que exercia antes para os moldes atuais, por exemplo, quem vendia produtos na loja física, trabalha como representante comercial, consultor, ou venda de porta em porta, precisa adaptar o trabalho a uma nova condição.

O segundo ponto é identificar o que sabe, gosta de fazer ou está disposto (a) a aprender, para trabalhar na sua casa. 

Para quem já trabalha com venda de algum produto ou serviço, pode acessar a planilha de clientes e entrar em contato, seja por e-mail, WhatsApp, ou outro meio de contato que tiver, disponibilizando seu negócio.

Outra opção interessante, é criar uma mensagem simples, não muito extensa, para perguntar como o cliente e a família estão nessa época de pandemia, um modo gentil de dar atenção a quem já lhe rendeu lucros no trabalho, comprando ou contratando serviços.

Antes é preciso se organizar para oferecer atendimento aos seus clientes, caso façam pedidos.

Seguindo a sugestão para ter uma atividade de trabalho a partir de casa, então o que fazer?

Para quem ainda não sabe como aproveitar o período da quarentena para ser produtivo, então esse é um desafio que irá precisar mais de dedicação.

Algumas empresas estão contratando para serviço online, trabalhando no sistema home office, mesmo que seja temporário, pode ser interessante para obter ganhos.

As empresas que oferecem vagas para trabalhar em casa, buscam profissionais para atendimento nas mídias sociais, legenda de vídeo, cadastro de produtos em lojas virtuais, entre outros.

Outra possibilidade, é produzir o que gosta e possui habilidade para fazer, por exemplo; artesanato, correção de texto, gravar vídeo ensinando culinária ou outras atividades, inclusive dedicar tempo para fazer um curso online e atualizar os conhecimentos.

Essas são apenas dicas de algumas atividades para fazer durante a quarentena.

Leia também: Treine idioma conversando com estrangeiros: Conheça 8 ótimos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: