Inep divulga novos editais com medidas preventivas para o Enem 2020

Os novos editais divulgados pelo Inep informam quais são as novas datas escolhidas pelo MEC (Ministério da Educação) para a aplicação das provas digitais e impressas, além de conter várias orientações sobre a prevenção ao Covid-19.

Paraíba confirma mais 369 casos de coronavírus nas últimas 24h |

Os novos editais do Exame Nacional do Ensino Médio foram divulgados pelo Diário Oficial da União no dia 31 de Julho de 2020, com todas as medidas preventivas necessárias para o enfrentamento do coronavírus. Os editais contam com todos os procedimentos necessários para a aplicação das provas, como os protocolos de proteção e distanciamento entre as pessoas.

Todos os candidatos terão que usar máscaras, inclusive os acompanantes de mães que estiverem amamentando no dia da aplicação da prova. Vale lembrar que poderão ser eliminados do Exame aqueles participantes que não estiveram usando máscara, que cubra o nariz e boca, durante todo o prazo que permanecer no local (desde a entrada até a saída).

Aplicação das provas com medidas preventivas Enem 2020

As provas seguirão o seguinte calendário de aplicação:

  • Exame impresso: dia 17 e 24 de janeiro de 2021;
  • Exame Digital: dia 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

Inicialmente as provas impressas seriam aplicadas nos dias 01 e 08 de Novembro, e as digitais nos dias 22 e 29 de Novembro, respectivamente. Porém por conta da pandemia do covid19 o Inep decidiu acatar pelo adiamento das provas, como forma de medida preventiva ao vírus.

As novas datas das provas foram decididas através de uma enquete realizada pelo Inep, que ocorreu entre os dias 20 e 30 de Junho. Participaram desse evento online cerca de quase 6 milhões de estudantes que se inscreveram para realizar o exame, na qual poderiam votar para que as provas ocorressem em Dezembro de 2020, Janeiro de 2021 ou Maio de 2021.

Calendário do Enem 2020 - Edital, Inscrição e Resultado | Revista Quero

Após finalizar a enquete, o Inep divulgou no dia 1º de Julho que os dias mais votados para a aplicação das provas foram os dias 2 e 9 de maio de 2021.

Prova digital e impressa Enem 2020

As provas possuirão os mesmos conteúdos, independente de serem com formatos diferentes. Vejá como será feito a distribuição das matérias:

  • 1º Domingo: 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e Redação;
  • 2º Domingo: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.

No dia do Exame os portões serão abertos as 12h e se fecharão às 13:00 horas, na qual será proibida a entrada no local de prova sem o uso de máscaras e após o fechamento dos portões. Como em todos os Exames, o acesso às salas de provas serão permitidos mediante a apresentação de documento com foto (documento válido), utilizando a máscara (medida de proteção Covid-19) e dentro do horário descrito.

Horário de Aplicação do Enem 2020 com medidas preventivas Covid-19

No primeiro dia a aplicação das provas se iniciará às 13:30 e se encerrará às 19h, já no segundo dia o encerramento será as 18:30.

Ir ao banheiro antes das 13h (após todos os procedimentos de identificação realizados em sala) requer que seja feito uma nova identificação para que o candidato possa retornar à sala, na qual todos deverão respeitar o protocolo de prevenção à Covid-19. O dia que sairá o resultado do Enem 2020 ainda não foi divulgado.

Acesse também: Prepare-se para o Enem 2020: Cure o desânimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: