O que é o Saque-Aniversário do FGTS?

O FGTS é um direito de todo trabalhador ele é depositado mensalmente na conta do Trabalhador. O FGTS é o fundo de garantia por tempo de serviço ele é uma forma que o trabalhador tem de acumular um dinheiro depositado pela empresa.

O FGTS só pode ser sacado em algumas situações muito específicas, como demissão sem justa causa onde a empresa paga 40% em cima do valor, em caso de compra de imóveis e quando o governo decide liberar o saque recentemente os trabalhadores poderão sacar o limite de até R$ 500 por cada conta, seja ativa ou inativa.

Recentemente o Governo criou o criou o Saque-Aniversário.

O Saque-Aniversário é para quem optar

O Saque-Aniversário é um saque que permite que o trabalhador retire uma parte do saldo da sua conta de FGTS, isso pode ser feito anualmente no mês do aniversário do Trabalhador.

Para receber esse benefício é necessário que o trabalhador opte por essa modalidade, caso contrário ela não será disponibilizada automaticamente.

Saque Emergencial do FGTS: Regras para receber os R$ 1.045 ...

Para optar pelo saque aniversário o trabalhador pode entrar no site da Caixa pelo link www.fgts.caixa.gov.br, pelo app FGTS, na Internet Banking da Caixa ou nas agências bancárias.

Essa mudança para modalidade de Saque-Aniversário não é obrigatório, quem não fizer essa adesão continuará na regra do saque rescisão. Pois quem opta por essa opção de saque aniversário, tem uma mudança para receber o FGTS quando for desligado de sua empresa.

 Os trabalhadores que quiserem optar pela opção do saque aniversário tem até o último dia do mês em que nasceu para receber o valor no mesmo ano no qual optou.

Regras para quem optar o Saque-Aniversário

É importante dizer que caso o trabalhador não faça o saque do valor do FGTS até a data-limite estipulada pelo governo, não será possível sacar novamente, pois o valor vai retornar para a conta de FGTS do trabalhador.

Para saber o valor do saque, basta entrar em um dos acessos da caixa que automaticamente o sistema irá apresentar o valor que é permitido para o saque, de acordo com o perfil de cada trabalhador.

Caso você tenha interesse em optar pelo Saque-Aniversário é preciso ficar atento as datas previstas e também aos requisitos e maneiras de pedir.

Lembrando que, caso você escolha fazer esse saque, se você for demitido da empresa, você poderá sacar apenas a multa recisória e o valor restante permanecerá retido na sua conta de FGTS.

Então é preciso pensar bem se vai querer essa opção e se organizar financeiramente.

Acesse também Profissões que estão crescendo em tempo de crise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: