Prepare-se para o Enem 2020: Cure o desânimo

A data da aplicação das provas do Enem 2020 foi adiada, o motivo todos os estudantes já sabem, o governo entendeu que por conta da pandemia poderia ser um grande risco a aglomeração de pessoas, por isso apresentou um novo calendário adiando para o mês de janeiro de 2021, nos dias 17 e 24 de janeiro, sendo prova impressa.

Mudança de data para as provas 2020

Diferente dos últimos anos, como citamos, foi preciso mudar a data, mas a proposta do Exame Nacional do Ensino Médio permanece a mesma e as notas dos candidatos são utilizadas na substituição das provas de vestibular, assim sendo, é preciso se preparar para obter resultados satisfatórios.

O adiamento das provas do Enem 2020 foi necessário, porém, alguns candidatos podem estar passando pela fase do desânimo, quando pensam em estudar, tendo a sensação de falta de entusiasmo. 

Se você chegou até aqui e também está passando por essa fase, acredite; você consegue!

Sim, isso pode acontecer e muito mais do que parece. Quem se sente assim não está sozinho, muitos candidatos estão enfrentando essa vontade de deixar para estudar mais tarde e, com o tempo, o objetivo do Enem, por mais que esteja consciente da importância, vai “esfriando” a vontade e sem perceber, o entusiasmo vai diminuindo.

Maior parte das atividades comuns, principalmente para os jovens, deixaram de fazer devido ao distanciamento social, o que muitos preferem chamar de isolamento. É muito provável que parte do desânimo que sente, tenha relação com a falta das atividades livres que tinha antes da pandemia.

Então vamos as dicas que podem ajudar a “curar” o desânimo:

Faça algo diferente: pode ser uma simples atitude, mas tem que ser diferente do que costuma fazer todos os dias. Experimente criar um novo hábito, seja cuidar de plantas, criar desafios para lançar nas redes sociais convidando os amigos, dance, ou qualquer outra atividade. Por simples que seja, essa pequena novidade dá novo ânimo.

Reserve um horário para estudar: crie uma rotina de estudo, mas não determine um horário muito extenso para evitar ficar cansativo, a medida que sentir mais motivação, será mais fácil estender o período de estudos.

Alimente-se bem: é muito importante ter uma alimentação balanceada, beba chá verde ou outro que goste antes de dormir, faz bem e ajuda a relaxar para ter uma noite de sono melhor.

Expulse os pensamentos negativos e as preocupações: procure ter pensamentos positivos, claro que os problemas existem e dependendo, podem ser muito sérios. Mesmo assim, tente pensar em coisas boas, bons momentos. Relaxe, medite, ou se precisar, procure ajuda profissional.

Faça exercícios: praticar atividade física é muito importante para a saúde física e mental, por isso, escolha uma atividade, a mais simples é fazer uma breve caminhada, são muitos os benefícios, ajuda a combater o desânimo, melhora o condicionamento físico e reduz o stress.

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